WiFi Social: as promessas, os benefícios e como a sua empresa pode se beneficiar?

Do Facebook ao MailChimp e do AdRoll à Kissmetrics, ferramentas de analisemarketing digital on-line eficientes e econômicas são abundantes. Mas quando se trata de locais de varejo, lojas físicas, não é tão fácil capturar dados do consumidor. Com o WiFi Social é possível convertê-los em clientes pagos e segmentar clientes em lojas com promoções personalizadas em tempo real.

Existem uma tecnologias por beacon que ajudam a impulsionar ofertas de marketing on-site para compradores através de seus smartphones. Mas beacons não são compatíveis com todos os dispositivos móveis. Geralmente exigem o download de um aplicativo para funcionar corretamente. É por isso que, para um melhor retorno do seu dinheiro promocional em serviços baseados em localização, os especialistas recomendam WiFi social atrelado a um aplicativo de Marketing Analítico.

 

O QUE É WIFI SOCIAL?

Ao contrário do WiFi tradicional oferecido em edifícios – que requer que os usuários escolham a rede e solicitem uma senha – o WiFi social simplifica a conexão. O que o usuário quer é uma conexão rápida e fácil. Com a rede WiFi pública, permitindo que eles efetuem login via Facebook, Twitter, LinkedIn ou outra conta de rede social. Uma vez logado, o usuário pode ser solicitado a “curtir”, “fazer check-in” e “seguir” você. Eles poderão receber um cupom promocional projetado para criar um engajamento social (como “tenha 10% de desconto comprando hoje se você curtir nossa página no Facebook”).

O cliente terá acesso ao WiFi seguro e gratuito economizando assim o uso de dados pessoais. Irá receber cupons digitais em tempo real e outros incentivos para aumentar a fidelidade. O negócio, por sua vez, é capaz de criar listas de contatos valiosas.

Você irá operar de maneira mais rápida e fácil do que qualquer outro método. Veja uma lista de empresas que mais se beneficiam com o WiFi Social:

  • Lojas de varejo;
  • restaurantes e bares;
  • hotéis, hostels e pousadas;
  • salões de beleza e barbearias;
  • feiras e eventos.

Entenda como gerar conversões utilizando Mapa de Calor

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO WIFI SOCIAL?

Graças a essa tecnologia, “pela primeira vez na história”, as empresas offline (físicas) podem obter os mesmos dados que seus concorrentes on-line. Depois de capturar as informações do cliente, você tem a oportunidade de contacta-lo imediatamente. Seja por e-mail ou texto e impactar positivamente seus lucros. Aprimore a experiência do cliente com essas informações e crie ofertas especiais. A melhor parte para o consumidor é que não há aplicativos para baixar, login complicado ou experiência negativa.

Em essência, o WiFi social funciona quase como um cookie do mundo físico. Os recursos analíticos baseados em localização possibilitados pelo WiFi social fazem dele uma ferramenta indispensável. Permite que as empresas atraiam consumidores com conteúdo e promoções direcionados, tudo em tempo real. E é isso que os consumidores querem isso. De acordo com um estudo realizado pela Forbes, mais de 53% dos clientes estão abertos a compartilhar sua localização para receber uma oferta direcionada.

A análise de localização oferece insights sobre perfis de clientes, dados demográficos, padrões de tráfego e tempos de permanência. Ofertas personalizadas podem ser construídas usando esses dados.

Vamos ilustrar este pensamento:

Roberto possui uma cervejaria que só atrai os clientes locais e alguns visitantes que passam pelo local. Uma vez que os clientes saiam do bar, não há como o Roberto, se comunicar com eles. Nem mesmo compartilhar promoções ou trazê-los de volta ao bar.

Assim, como a grande maioria dos bares, a cervejaria do Roberto já fornece WiFi para os convidados. Porem eles não estão obtendo nenhum retorno sobre esse investimento. A implementação do WiFi social, no entanto, permitiria que o Roberto transformasse essa despesa mensal em um ativo e agregasse valor.

O bar, agora, pode criar e enviar mensagens especializadas com um anúncio de cerveja diferente para os clientes. Incentivar que os clientes voltem com uma oferta especial ou simplesmente para experimentar um produto novo enquanto estiver na casa.

Além disso, com a ajuda do WiFi social, a cervejaria pôde ajustar sua lista de músicas para melhor atender aos gostos dos seus frequentadores.

Em um estudo de caso, um consultor foi contratado por um cliente confidencial que estava pensando na música apropriada para tocar para os seus clientes. Para orientação, o cliente analisou o caso recente de um shopping londrino que tocava música techno em todas as suas instalações e mediu um tempo médio de permanência do comprador de 45 minutos.

“Depois que instalaram o WiFi social e revisaram os dados de seus compradores, o shopping descobriu que 72% de seus clientes gostavam de música country. Eles mudaram sua música e o tempo de permanência aumentou em 15 minutos ”, diz este consultor.

 

COMO COMEÇAR?

Configurar o WiFi social é bem simples. Com a WiExp você tem tudo pronto. Oferecemos uma solução completa aos nossos assinantes:

  • O hardware – um dispositivo que se conecta ao seu modem existente ou um AP WiFi dedicado;
  • A plataforma – geralmente na forma de um painel on-line que permite o login com plataformas de mídia social. Irá coletar, medir, analisar, cria e gerencia mensagens de marketing por meio de texto, push, e-mail e muito mais
  • Suporte técnico e assistência para solução de problemas.

Para empresas e ambientes de maior porte, os fornecedores de WiFi Social geralmente se integram ao hardware de nível empresarial existente e oferecem soluções mais personalizadas. Como é o caso do módulo Flow da WiExp

Embora os custos de WiFi social variem de acordo com a versão escolhida. Pode ou não incluir o hardware, software e suporte.

E os custos?

Esse custo normalmente se cobre nos primeiros dois meses. Em seguida, o retorno do seu investimento aumenta gradualmente à medida que o banco de dados de seus usuários sociais de WiFi cresce.

É possível que alguns clientes se recusem a participar devido à troca exigida. Entregar um pouco de sua privacidade, incluindo mídia social, preferências de compra e smartphone ou requisitos estipulados. Mas as chances são grandes de que a grande maioria de seus convidados ficará entusiasmada com a perspectiva de salvar dados de celular e obter um desconto ou outro benefício final do processo. Afinal, este é um país onde os consumidores escolheram WiFi grátis como a mais importante comodidade do hotel e 63% dos consumidores gastarão mais dinheiro em um local que forneça WiFi.

O conceito de redes sociais e WiFi Social definitivamente veio para ficar. Nos próximos anos, à medida que o aumento de dispositivos móveis continuar a aumentar, juntamente com o consumo de dados, mais dados serão transferidos para redes WiFi em vez de redes celulares. Dar o WiFi gratuito tradicional é caro, mas ferramentas como o WiFi social permitem que as empresas monetizem esse investimento.

Fale conosco, temos uma solução completa para atender o seu negócio. Seja com o WiFi Social, no WiExp Connect, quanto com a solução de analítico para espaços físicos, para digitalizar o comportamento de seus clientes no seu estabelecimento, com o WiExp Flow.