WiFi Marketing Digital é muito mais simples do que você pode pensar que é.

Você provavelmente já possui uma rede WiFi na sua empresa. Mas já parou para pensar se ela, realmente, tem ajudado seus negócios? Com o WiFi Marketing Digital isso irá mudar.

Hoje em dia é algo comum você entrar numa loja, restaurante, bar, cafeteria, clinica, hospital e etc e pedir a senha do WiFi. Mas isso não é vantajoso nem seguro para a empresa que está oferecendo o acesso WiFi.

Para resolver esse problema e ainda melhorar o sistema de WiFi muitas empresas estão passando a usar um sistema de Social Login.

 

Mas o que é um Social Login?

Social Login WiFi é o meio mais eficiente em distribuir conexão entre os usuários conectados em uma rede. Um Login Social garante controle e segurança para a sua empresa além de uma maior qualidade de conexão para o usuário. Seu usuário terá uma experiência bem melhor do que no WiFi tradicional com a antiga senha passada por um funcionário seu.

 

Bom, mas antes de falarmos sobre o WiFi Marketing Digital vamos falar um pouco sobre a sua rede wireless, o famoso WiFi.

 

Vejamos uns dados sobre o WiFi

Hoje o Brasil ocupa a oitava posição no mundo com o número de redes Wireless. Esta tecnologia já está na maioria dos lares e, principalmente, nos negócios.

Oferecer internet para seus clientes deixou de ser simplesmente uma comodidade. Hoje o WiFi é visto como um investimento que vai te ajudar a vendar mais. 89% das pessoas dizem que o WiFi é a forma de conexão preferida, no lugar de 3G e 4G. 95% das pessoas acreditam que navegar via WiFi será mais rápido do que pelas suas redes móveis.

Isso só deixa claro o quanto as redes WiFi estão avançando e o quanto a sua importância está crescendo. Se você possuir um WiFi ruim terá clientes frustrados na hora das compras. Entretanto, se você tiver uma conexão de boa qualidade os tempos de permanência dele dentro do seu negócio tendem a aumentar e com isso ele poderá gastar mais.

 

Hoje um bom WiFi é a diferença entre conquistar ou perder um cliente!

Você pode não saber, mas o WiFi tem capacidade limitada. Isso mesmo, é um recurso limitado!

Você precisará prestar atenção em dois pontos fundamentais quando for oferecer internet de qualidade para seus clientes:

1º Equipamentos: Access Points possuem amplitude de sinal além de quantidade de conexões concorrentes. Isso significa que se você tiver um ambiente com 100 pessoas querendo se conectar, mas o seu equipamento suportar somente 30, você terá grandes problemas.

2º Banda de dados: Conforme as pessoas se conectam na sua rede sua banda irá diminuir. Ela começará a ser dividida conforme as pessoas se conectam. O seu APC irá tratar cada conexão de forma individual. Será feita uma fila para o uso do Wi-Fi. Se alguém estiver baixando um arquivo muito grande, sua banda estará sendo consumida. Isto irá piorar a experiência dos demais visitantes.

Quando for pensar em oferecer WiFi Guest aos seus clientes, procure ajuda de uma empresa especializada nisto, como a Xtech Solutions. Tenha certeza de ter o equipamento adequado. Faça um levantamento de volume de dados necessários para a necessidade do seu negócio. Além de usar a melhor ferramenta para aplicar regras para o uso de banda.

 

Mas e a internet no Brasil?

A qualidade da internet brasileira é bem abaixo do nível Mundial. Mas porque estamos falando disso? Porque isso irá influenciar na qualidade do seu WiFi.

A internet brasileira está entre as piores do mundo. Em média, os brasileiros navegam com apenas 4 Mbps. Em países como a Coreia do Sul, tem uma média de 23,1 Mbps (incluindo 4G).

Para contornar este problema você tem algumas opções:

– Escolher bem o link de internet: existem empresas que oferecem links dedicados, e garantem 100% da banda que oferecem. Enquanto outros garantem apenas 10% do que você contratou. Pesquise isso antes de contratar sua internet!

– Tenha um link redundante: ter um segundo link é importante, pois se uma conexão cair a outra fará com que sua internet continue funcionando.

– Usar ferramentas para controle: mantenha o controle da sua rede com tempo de conexão e limite de banda.

– Use equipamentos profissionais: mesmo mais caros, equipamentos profissionais terão melhor performance ao entregar WiFi para seus clientes. Fuja dos equipamentos SOHO ou domésticos. Com isso você terá uma qualidade melhor de performance, além de um melhor sinal.

 

Muitas variáveis irão influenciar o seu sinal WiFi

A principal reclamação de uma rede wireless é que o sinal WiFi é ruim. Isso acontece, pelo simples fato de ser muito fácil causar interferência no sinal. Existem diversos fatores que podem causar interferência que vai desde um forno de micro-ondas, um telefone sem fio e até mesmo Access Points dos seus vizinhos.

Muitos não se preocupam com a qualidade do sinal e o posicionamento do Access Point no ambiente. Você pode achar que não faz grande diferença, mas faz sim e muito. Pensar bem na qualidade de distribuição do sinal pode ser fundamental para o seu negócio.

Veja algumas dicas que podem melhorar consideravelmente a qualidade do sinal no seu ambiente:

– Faça um Site Survey profissional com uma empresa competente para se certificar de ter uma boa rede wireless;

– Mantenha o Access Point centralizado e sem objetos obstruindo a visada. Isso fará com que o sinal se espalhe melhor pelo ambiente;

– Quanto menos paredes, melhor. Identifique o melhor local com menos barreiras para que o sinal tenha menos interferências possíveis;

– Equipamentos eletrônicos próximos atrapalham na qualidade do sinal. Geladeiras, micro-ondas, telefones sem fio e etc. Procure colocar seu roteador longe dessas máquinas;

– Locais altos, tendem a ter menos barreiras ao sinal. Colocar a antena de Wi-Fi em pontos elevados no seu estabelecimento irá melhorar muito a qualidade do sinal.

 

Repetidores mais atrapalham do que ajudam!

Hoje é bastante comum colocar repetidores de sinal para melhorar a conexão do seu WiFi. Mas isso irá atrapalhar e muito a sua vida.

Um repetidor, na verdade, criará uma nova rede no local. Isso fará com que os sinais de ambos causem interferência um no outro. Tornará a sua conexão extremamente instável.

Em caso de necessidade de ampliar a área de cobertura do WiFi é utilizar Access Points que trabalhem como os celulares, aonde uma antena não se sobrepõe a outra. Isso você só consegue com APs profissionais.

 

Marco Civil da Internet e crimes cometidos na sua rede wireless.

Segundo o Marco Civil da Internet você é o responsável pela sua rede. Isso inclui crimes virtuais, como pirataria, por exemplo. Por isso é necessário que você mantenha o registro de todas as pessoas que acessam sua rede.

Com essa lista contendo data e mais algumas informações, você estará protegido perante a lei. Caso necessitem irão solicitar isto a você e não terá problemas com a justiça caso alguma pessoa cometa um crime no seu WiFi.

 

Utilizando o WiFi como uma ferramenta de marketing – WiFi Marketing Digital

Agora vamos ao que realmente interessa.

Sua rede WiFi pode ser mais do que simplesmente uma comodidade para seus clientes. Utilize o desejo por internet grátis do seu visitante para coletar informações valiosas. E com essas informações fazer campanhas de WiFi marketing direcionadas a eles!

WiFi marketing é uma forma eficaz de conhecer, fidelizar e se comunicar com seu cliente.

Você poderá exibir anúncios no momento que seu cliente se conectar ao seu WiFi. Oferecer login social, e criar um banco de dados para realizar ações de comunicação. Além de muitas outras estratégias de marketing para aplicar com seu WiFi.

 

Mas você sabe o que é WiFi Marketing?

WiFi Marketing não é mais um tipo de marketing digital e nem é complicado. É muito mais simples do que você imagina.

Você provavelmente já tem uma rede WiFi na sua empresa. Mas já parou para pensar em como essa rede tem ajudado seu negócio?

Dar a senha do WiFi se tornou algo muito comum, mas não é vantajoso nem seguro para a empresa que oferece a rede. Para resolver esse problema e ainda melhorar o sistema de WiFi muitas estão passando a usar um sistema de Social WiFi.

Um Social WiFi é bem mais eficiente em distribuir conexão entre os seus usuários. Ele garante controle e segurança para a sua empresa e qualidade de conexão para o usuário. Que terá uma experiência bem melhor do que no WiFi tradicional.

 

Como usar o WiFi do seu estabelecimento para divulgar seu negócio!

E se houvesse um jeito de usar o WiFi do seu estabelecimento para divulgar seu negócio e conseguir mais clientes?

Sim, isso é possível!

WiFi Marketing é o novo método de comunicação direta com o seu cliente. Hoje os clientes são atraídos por WiFi grátis e com isso você pode exibir ofertas diretamente nos celulares deles. Além de receber o cadastro para realizar novas ações de marketing no futuro.

Com o WiFi Marketing o usuário não terá como não ver suas ofertas e, o melhor, ele já está dentro do seu ponto de venda. As chances de compra serão muito maiores do que com os veículos de mídia tradicionais.

Com sistemas com o Social WiFi como o WiExp você poderá fazer dois tipos de ações de marketing digital:

– No seu ambiente: Exibição de anúncios diretamente nos dispositivos dos usuários que se conectarem a sua rede no seu ponto de venda.

– A distância: Envio de e-mails marketing, push notifications, mailings e SMS para os usuários cadastrados quando eles estiverem fora da loja. Usando os dados fornecidos por eles mesmos quando se conectaram no seu WiFi Social.

Um exemplo: você poderá fazer uma campanha de email marketing oferecendo descontos. Segmente para o público feminino que já esteve na sua loja pelo menos 2 vezes nos últimos 30 dias, cuja idade esteja entre 18 e 35 anos. Você fará novas vendas e fidelizará ainda mais os seus clientes. Tudo isso por um custo muito baixo.

 

WiFi gratuito para clientes

 

Você já vivenciou algo parecido com esta história abaixo?

Sophia marcou de se encontrar com uma amiga num café. Sua amiga informou que vai se atrasar. Ao invés de ler um livro ela prefere navegar na internet e recorre ao seu inseparável smartphone.

Como o sinal do seu 4G fica fraco dentro de ambientes fechados e querendo economizar no plano de dados, ela torce para que ali tenha WiFi gratuito.

Sophia pergunta a atendente se possui WiFi. Para sua sorte a atendente confirma que sim e lhe passa a senha. Ela acessa a rede, vê as publicações de seus amigos no Facebook, responde a um e-mail até que sua amiga finalmente chega.

Muito bem atendida no café, ela vai embora contente. Mas é só!

Com muita sorte, talvez indique o café a seus amigos, além de em um futuro próximo talvez volte lá.

 

Agora vamos imaginar outra possibilidade muito mais interessante.

 

Há muito tempo ter acesso grátis de WiFi para seus clientes deixou de ser um diferencial. Hoje em dia é uma obrigação dos estabelecimentos.

Mas que tal utilizar esse recurso para, além de agradar o cliente, promover seu negócio?

Imagine se a Sophia ao invés de ter que perguntar a atendente ela veja um cartaz com o símbolo de WiFi na parede com o nome da rede disponível.

Ao se conectar, não será exigida nenhuma senha. O Social WiFi informará a nossa amiga que para prosseguir com seu acesso, basta ela utilizar o login social do Facebook.

Satisfeita com a simplicidade de acessar Internet ela logará no seu WiFi além de curtir a sua página, que será a primeira que ela verá ao se conectar.

Resultado? Sem você pedir nada, boa parte dos amigos da Sophia no Facebook, que podem ser muitos, vão se deparar com a sua marca. Possivelmente Sophia fará um comentário a respeito do seu café e do ótimo atendimento.

É divulgação gratuita para o seu negócio!

E o mais importante, não é uma obra de publicidade e sim uma pessoa “de carne e osso”. Os amigos da Sophia confiam no que ela comenta e a verão falando bem do seu negócio.

Melhor do que isso, impossível!

Quanto mais check-ins e interações sua página tem, melhor será sua classificação na pesquisa e nos guias locais, próximos do aplicativo móvel do Facebook.

Ah! E tem mais. Você estará estabelecendo mais um canal de comunicação futuro com ela. A partir daí, se você trabalhar direitinho sua presença na rede social, construindo e reforçando seu relacionamento com seus fãs, ela receberá suas dicas, novidades e publicidade.

Se ela nesse momento vir uma publicação sua falando sobre a nova especialidade da casa, croissants de chocolate Belga poderá retornar e levar mais amigas para conhecer o seu estabelecimento. E aí? Mais “dim dim” no seu bolso!

 

Imagine então quantas pessoas passam por seu estabelecimento por dia. 100, 200? Se o estabelecimento abre apenas durante os dias úteis, são potencialmente 2000 novas curtidas ou checkins no mês.

 

As estratégias de WiFi marketing digital não servem somente para bares ou restaurantes. Servem para lojas, varejo, clinicas e até mesmo hospitais.

Se fosse uma clinica dentária e a Sophia visse pelo Facebook que estão com promoção para clareamento dentário. Possivelmente ela teria interesse e voltaria a sua clínica.

Existem muitos estabelecimentos espalhados pelo Brasil e trazer um cliente e fidelizá-lo nem sempre é uma tarefa simples. Usar os avanços tecnológicos nas estratégias de marketing digital deixou de ser um diferencial para se tornar essencial.

Com o WiFi Marketing o poder de atingir muito mais pessoas se tornou exponencial, além da possibilidade de ser mais segmentado e certeiro.

 

Login Social - WiExp Connect

Login Social – WiExp Connect

 

Separamos algumas estratégias de WiFi marketing usando tecnologia para você começar a aplicar agora!

 

– Invista em Aplicativos

A variedade de aplicativos é imensa. Há desde apps com foco em WiFi marketing digital, mas dê preferência aqueles que utilizem geolocalização e Geofencing. Isso irá mostrar aonde você está e o principal, aonde o seu cliente está.

Existe todo um mundo de aplicações que podem ser muito úteis para chamar cada vez mais clientes para seu estabelecimento. Procure identificar aquele que mais se encaixará no seu perfil.

Esses aplicativos deverão ter o poder aumentar sua visibilidade, e principalmente, lhe ajudar a concluir vendas. Utilize-o para potencializar sua estratégia e aumentar significativamente seu número de clientes.

 

– Mídias sociais – engajamento no marketing digital

As mídias sociais têm uma grande relevância no nosso dia-a-dia. Estamos sempre buscando algo. Seja informações, ideias, conteúdo e relacionamentos. Nos comunicamos com nossos amigos e conhecemos pessoas novas por elas.

Isso é válido para produtos e serviços.

Tudo isso tem tornado essa tecnologia um meio muito importante de relacionamento e engajamento dos clientes com seu negócio. É muito importante estar presente nas redes sociais e, sobretudo, interagir com seu público. Eles estão ali dispostos a receber seu contato a todo momento.

Existem diversas táticas específicas para mídias sociais. Separamos somente duas que são fundamentais:

Tenha conteúdo

Crie vídeos, textos, memes, compartilhe receitas, experiências e coisas interessantes. Essas são as melhores formas de se comunicar com seu público. Demonstre as experiências que você tem a oferecer.

Lembre-se, as pessoas estão nas mídias sociais em busca de conteúdo. Elas querem ver coisas que sejam interessantes. Entregue isso a elas da melhor forma possível.

Seja criativo!

Faça anúncios

Na maioria das mídias sociais é possível anunciar. Ou seja, mostrar para as pessoas seu conteúdo de forma patrocinada. Essa é uma estratégia que atinge muitas pessoas e que você deve pensá-la de duas formas.

Primeira – interaja com seu próprio público. Invista em mantê-los sempre por perto em contato com você.

Segunda – criar novos públicos. Apareça para possíveis novos clientes. Segmente com inteligência seus anúncios e apareça para pessoas que potencialmente têm interesse no seu negócio.

Lembre-se: buscamos conteúdo e relacionamento em mídias sociais. Mesmo sendo um post patrocinado, entregue isso!

 

E-mail marketing – Barato e certeiro

E-mail marketing é uma ferramenta muito importante em estratégias de marketing digital. É uma maneira completa e barata para manter a comunicação com seus clientes. Utilize para Informá-los de novidades e mantê-los sempre por perto.

Estratégias de e-mail marketing devem ser pensadas com bastante dedicação. Há vários pormenores para se levar em conta, como por exemplo a taxa de abertura dos e-mails, identificar quais assuntos são mais relevantes e, sobretudo, definir a cadência.

Alguns pontos para você dar atenção ao enviar e-mail marketing:

Banco de dados atualizado

Mantenha seu banco de dados de clientes atualizados. De nada adianta enviar mensagens para e-mails falsos ou desativados.

Nunca compre listas de e-mail. É um dos maiores tiros no pé que você pode cometer. Comece a cadastrar seus clientes, e encontre um meio de tornar esse processo automatizado. Quanto melhor e mais segmentada for sua lista de contatos, melhores serão os resultados de suas campanhas de e-mail marketing!

Cadência de e-mails

Nada mais é do que a frequência de envio de e-mails. Encontrar o “timing” certo é fundamental. Isso por que mandar mensagens demais atrapalha a pessoa, enviar mensagens de menos faz com que seu e-mail deixe de ser importante aos olhos de quem os recebe.

Encontre a proporção certa para envio! Essa proporção varia de negócio para negócio. Você precisará ir ajustando ao longo do tempo até chegar na cadência ideal.

Dica: Comece com menos e-mails e aumente aos poucos, isso evita enfurecer o destinatário e fazê-lo se descadastrar da sua lista.

Curto e direto

Textos muito grandes não é legal. Seu leitor irá desistir de lê-lo. Os melhores e-mails marketing são visualmente fáceis de serem compreendidos e diretos na mensagem que querem passar. Não caia na armadilha de querer “encher linguiça” e falar mais do que precisa. Transmita a mensagem que deseja diretamente.

Call to action

Todo e-mail marketing precisa dar a opção de você tomar alguma ação. Seja clicar em um botão, responder a uma pergunta ou visitar alguma página. Isso é fundamental para engajar o leitor e, dessa forma, tornar a campanha mais efetiva. Oferecer algum mimo, como um desconto, também é uma estratégia válida.

 

Login social

Conectar ao WiFi com simplicidade sem precisar preencher um cadastro para navegar é algo fundamental. Além disto, com este processo, você terá em mãos uma série de informações valiosas que irão alavancar ações de WiFi marketing para seu negócio.

Mas afinal, o que um Login Social proporciona?

Base de dados confiável

Ao se cadastrarem na sua rede, seus clientes vão fornecer suas informações pessoais, como e-mail, idade, data de aniversário, interesses pessoais e etc. Isso permite a criação de um banco de dados completo tornando suas ações de marketing digital muito mais assertivas.

Engajamento em mídias sociais

Além de oferecer aos visitantes o cadastro por redes sociais e ter todas as informações dele no seu banco de dados você poderá fazê-lo curtir e fazer check-in em sua página.

Comunicação

Você poderá terá a possibilidade de se comunicar com seu cliente assim que ele acessar sua rede. Assim poderá exibir anúncios nos celulares, tablets e notebooks dos usuários que se conectarem à rede do seu estabelecimento comercial.

Relatórios

Ao possuir um software de gestão você vai identificar como seu cliente se comporta no seu negócio. Você saberá os dias e horários mais visitados, quantidade de visitantes recorrentes e qual o tempo médio que ele fica no seu estabelecimento!

 

Marketing digital para pontos de vendas físicos.

Quando pensamos em vendas online, muitas vezes está claro como podemos nos beneficiar do marketing digital. Porém, quando o assunto é o ponto de venda físico essa modalidade é muitas vezes renegada.

Uma pesquisa do IBGE mostrou que nos últimos 20 anos o índice de decisão de compra em pontos de venda caiu cerca de 15%. Isso demonstra que os consumidores estão pensando duas vezes na hora de comprar.

Existem ferramentas de marketing digital que podem trabalhar diretamente no PDV. E com isso impactar seus clientes no exato momento em que ele está no estabelecimento. Ajudando o cliente a tomar a decisão de compra mais rápido.

Separamos 5 dicas para você estruturar suas estratégias de WiFi marketing digital focado na conversão de vendas.

WiFi Marketing Digital para pontos de venda

Use o Google Adwords – Retargeting

O Adwords são anúncios que exibem a marca da sua empresa em pesquisas realizadas no Google. Seu modelo de uso é aquele de compra de palavras-chave e quando um potencial cliente buscar por elas, sua marca será exibida nos resultados de pesquisa.

Porém, hoje já existe um novo modelo de anúncio no Adwords: o retargeting. Este modelo exibe banners online para uma lista de potenciais clientes. Esses clientes podem ser inseridos manualmente por você ou o Google identificará a partir de visitas no seu site.

Com isso é possível que você defina uma lista das pessoas que visitaram seu ponto de venda. Com essa lista você irá impactá-las com anúncios na sequência. Para isso você precisará registrar quem visitou seu estabelecimento e então criar estratégias de retargeting.

 

Personalize seu público nas Redes Sociais

É fundamental para sua marca ter um relacionamento ativo com seus clientes nas redes sociais. Potencializar essa comunicação é o intuito. As redes sociais possuem mecanismos para patrocinar conteúdos, sites, locais e eventos. Trata-se de uma maneira barata e eficaz de conversar com aqueles clientes que frequentaram o PDV.

Uma vantagem de investir nesse tipo de canal é a capacidade de segmentar. Com isto é possível mostrar anúncios diferentes para gênero, faixa etária e distância do seu negócio. Também é possível criar públicos baseados nas visitas ao seu estabelecimento e impactá-los rotineiramente com conteúdo ou promoções.

Atinja o seu cliente no momento em que ele estiver dentro no seu negócio. Você poderá aumentar o engajamento em sua página ao oferecer que curtam e façam check-in. Essa é uma maneira de aumentar o alcance do seu negócio.

 

SMS e Aplicativos de mensagens

Utilizar o canal de mensagens instantâneas no seu negócio poderá melhorar muito o atendimento. Aumentará, também, a experiência do seu cliente no PDV.

Com esse canal você poderá agilizar atendimentos, agendar pedidos e aumentar o valor consumido no seu estabelecimento. A maior vantagem é a possibilidade de um único atendente se comunicar com vários clientes ao mesmo tempo e dar andamento internos aos pedidos.

Utilize este canal para enviar novidades e promoções. Avalie como foi a experiência, diretamente com os clientes chave.

 

Autoatendimento

Existem várias maneiras de agilizar o atendimento e aumentar o consumo em PDVs. Umas delas é usar estratégias de autoatendimento. Um exemplo são os aplicativos, nos quais os clientes podem comprar e pagar diretamente pelos celulares. Eles apenas irão buscar o produto quando desejarem.

Outro exemplo muito comum fora do Brasil são os caixas automáticos. Que evitam filas e reduzem custos para os estabelecimentos. Estes caixas tornarão a experiência de compra mais prática para seus clientes e mais rentáveis para seu negócio.

 

Hotspots de WiFi

Hotspots são pontos de internet com acesso gratuito e livre. Os visitantes efetuam um cadastro para acessar esta rede. Com este cadastro você cria uma base de dados e desenvolve estratégias de WiFi marketing digital.

Esta estratégia tem o poder de aumentar a geração de leads diretamente no ponto de venda. Registrando todos aqueles que passarem pelo estabelecimento e se conectaram ao seu WiFi

Eles são diretamente impactados pela sua marca e você poderá exibir propagandas ou fazer anúncios diretamente em seus dispositivos móveis. Isso aumentará o seu PDV além da fidelização de clientes.

 

Para realizar todas essas estratégias que vimos acima você precisará de um sistema que te possibilite gerenciar seu Social Login e seu WiFi Marketing Digital.

 

O WiExp é a maior ferramenta de WiFi Marketing Digital e te dará as ferramentas necessárias para desenvolver estratégias de marketing digital focadas no ponto de venda.