Ainda existem muitos desafios para o varejista offline ou físico.

 

A realidade é que 90% dos gastos do consumidor ainda acontecem em lojas físicas, em comparação com as lojas online.

 

Apesar disso, não há dúvida de que a concorrência entre varejista offline é mais feroz do que nunca. Varejistas offline ou físico experientes não apenas sobrevivem, mas prosperam nesse clima. Na verdade existem mais vantagens para varejista offline do que para varejista online.

 

Para explicar isso, vamos começar com as vantagens do varejo online.

 

O Edge Online

Os varejistas online têm acesso a dados de clientes muito específicos, em comparação com lojas física. Eles podem acompanhar e tomar nota do que os clientes gostam em suas plataformas online. Quando você faz logon numa loja online, como a Amazon.com, eles usam big data para aproveitar o que você vê. Adicionar esses dados à sua lista de desejos, a fim de prever o que outros clientes semelhantes podem gostar. Isso dá à Amazon a capacidade de personalizar a experiência de cada cliente em seu site.

 

Outra oportunidade disponível para varejistas online é a captura de endereços de e-mail usando um formulário de inscrição na web. Isso permite que os varejistas online promovam produtos para seus clientes. Se comuniquem com eles, a fim de mantê-los envolvidos com sua marca diretamente. Seja pela caixa de entrada de e-mail ou de aplicativos móvel.

 

Depois, há publicidade na mídia social. O Facebook permite que os varejistas on-line criem audiências para segmentar clientes por seus interesses. Indo além, um varejista on-line pode usar algo chamado pixel do Facebook. O Pixel é utilizado para rastrear quem acessou o website para redirecionar um anúncio para ele. Dessa forma, eles podem receber anúncios no Facebook com base no que compraram no site do varejista.

 

AGORA Lojas Físicas Podem Fazer o Mesmo

Tudo isso pareia uma grande vantagem para as lojas online. Agora não é mais, pois todas essas ferramentas também estão disponíveis para varejistas offline. Ao utilizar o poder de uma plataforma online voltada para lojas físicas como a WiExp Connect. Com o poder do WiFi Marketing Digital todos esses dados podem ser coletados, armazenados e analisados ​​também para espaços físicos.

Como isso funciona?

Quando um cliente visita uma loja físico faz logon no WiFi, através de um Portal Captivo, usando sua conta do Facebook. O WiExp Connect recebe acesso a todas as informações demográficas, de contato e interesses. Com um único clique do usuário, uma loja física obtêm todos os benefícios que uma loja online tem acesso.

 

Veja aqui o Guia definitivo sobre Marketing Analítico

 

Edge para o Varejista Offline

 

Os benefícios para um espaço físico de varejo não param por aí.

 

Plataformas de Marketing WiFi como o WiExp Connect também vêm com ainda mais recursos e relatórios que uma loja online não pode coletar. Por exemplo, o Connect pode mostrar quanto tempo os clientes gastaram no local graças ao Captive Portal, . Irá mostrar quantos foram contactados e qual porcentagem retornou ao espaço. Ele também vem com a capacidade de executar e acompanhar suas campanhas de marketing.

 

As campanhas de redirecionamento do Facebook e as promoções por e-mail podem ser enviadas diretamente da plataforma. Você pode hiper-segmentar os dados demográficos específicos. Com esses dados habilitados pela WiExp, para em seguida, identificar os clientes que receberam a publicidade. Você terá a informação dos clientes que retornaram ao espaço e assim obter uma compreensão real do efeito da campanha de marketing.

 

As lojas online precisam fazer isso de várias plataformas separadas e não podem ver qual foi o impacto fora do e-mail aberto ou dos cliques em anúncios.

 

Entenda como gerar conversões utilizando Mapa de Calor

 

Uma vantagem final que as lojas físicas têm sobre o varejo online é que elas ainda dominam o espaço de varejo devido à interação tátil. A capacidade de tocar e sentir os produtos e, em seguida, adquiri-los imediatamente, é a razão mais importante para a maioria dos compradores preferirem fazer compras no mundo real. Ao combinar essa vantagem com as inovações tecnológicas que o varejo online desenvolveu, sua loja física poderá ampliar sua comercialização e conquistar seus concorrentes.