“Após um alto investimento de tempo, dinheiro e pessoal na consolidação de um projeto de marketing digital, a resposta do público não veio. O material produzido não estava adequado ao perfil do meu cliente ou ficou “escondido” por não utilizar as palavras-chave corretas”. Você já passou por isso de alguma forma ou ouviu alguém que já tenha passado. Temos certeza que não estava utilizando uma plataforma SaaS boa para fazer a sua campanha de Marketing Digital.

Essa declaração acima é bem frustrante sim e muito comum hoje em dia, mas certamente isso pode ser prevenido.

Os desafios que as marcas enfrentam atualmente são experiências de consumidores fragmentadas. Elas precisam recolher os dados de cada vez mais localidades e dispositivos. Somente após coletar essas informações fragmentadas ter que compilar e então entregar a melhor experiência possível. Perde-se muito tempo montando algoritmos e alocando recursos nisto.

Mas como conhecer cada consumidor individualmente?

As empresas não têm tempo nem recursos para montarem algoritmos e modelos; então as plataformas de marketing digital SaaS fazem isso de forma automática e recomenda as melhores decisões com base nas recomendações analíticas.

 

O que os profissionais de marketing digital planejam alcançar por meio de uma plataforma de análise preditiva de SaaS

Em geral, a análise preditiva adiciona ciência à arte do marketing. As equipes e os conselhos de administração estão focados nos resultados de negócios e gravitam em torno de qualquer coisa que possa desmistificar o marketing.

Há um grande esforço quando tratamos das necessidades de geração e gerenciamento das demandas do profissional de marketing digital. Normalmente dividimos esse esforço em duas partes:

  • Primeiro – alguns profissionais de marketing se concentram em gerar respostas ou leads e repassá-los a representantes de desenvolvimento de vendas que irão determinar se existe uma oportunidade ou não.
  • Segundo – o vendedor baseado na conta está focado em atender um cliente em potencial com alta probabilidade de converter-se em uma oportunidade de vendas qualificada.

 

O que as empresas planejam alcançar por meio da análise preditiva numa plataforma SaaS

Quando se trata de vendas, há apenas uma métrica que importa que é o percentual da cota atingida.

A utopia é engarrafar a fórmula mágica dos representantes de vendas que atendem ou excedem a cota e aumentar o desempenho da cota de todos os representantes de vendas. Ao desenvolver a fórmula, o processo ideal de vendas precisa ser decomposto, analisado e otimizado.

Para esse fim, os líderes de vendas (e suas equipes de operações de vendas) procuram criar um processo gerenciado e repetitivo para adicionar novos leads mais rapidamente e vender mais para os clientes existentes. Especificamente, aqui estão algumas das expectativas que os líderes de vendas têm para a análise preditiva:

 

Resultados da análise preditiva de mercado numa plataforma SaaS com foco em Lead

Para profissionais de marketing digital com foco em MQL (Marketing Qualified Leads) o foco do trabalho do time será fazer o convencimento do lead do valor real do seu produto ou solução. Só depois disso é que o cliente passará a considerar ativamente a compra do produto.

O que uma plataforma SaaS de marketing digital tem que lhe ajudar a fazer:

  • Aumentar as taxas de conversão em todo o funil de vendas e marketing
  • Aumentar a contribuição do marketing para o pipeline de vendas
  • Criação acelerada de pipeline – crie uma lista das melhores empresas e contatos em tempo real
  • Acesso a dados precisos e acionáveis ​​em todas as empresas o tempo todo (fonte única da verdade)

 

Resultados da analise preditiva de mercado numa plataforma SaaS com foco na receita

  • Todos os itens acima
  • Documentar o mercado total disponível, o mercado atendido e o mercado alvo
  • Aumentar o ROI em gastos de marketing
  • Otimizar a alocação de recursos de vendas e marketing concentrando apenas nos mais relevantes
  • Reduzir ou eliminar leads ruins para aumentar a receita e a produtividade de vendas
  • Reduzir as despesas de marketing direcionando os programas de geração de demanda para as empresas e contatos corretos

 

Resultados da analise preditiva de mercado de numa plataforma SaaS com foco em vendas

  • Melhorar as taxas de ganho, a velocidade de negociação e o tamanho da transação
  • Aumentar a receita nos mercados existentes, encontrando novos clientes
  • Permitir upgrades e vendas cruzadas (penetração mais profunda em clientes existentes)
  • Capitalizar relacionamentos ocultos que residem em dados históricos de clientes
  • Gerar receitas em novos mercados criando um perfil de cliente ideal
  • Encontrar empresas e contatos com base em critérios baseados no usuário
  • Otimizar a alocação de recursos de vendas (desenvolvimento de vendas, vendas internas e vendas em campo) concentrando cada recurso na tarefa mais relevante e baseada em valor
  • Melhorar o planejamento do território e a seleção de conta para fornecer a cada representante de vendas a oportunidade de receita potencial apropriada e a atribuição de cota
  • Utilizar inteligência de vendas que forneça informações sobre intenção e estágio do processo de compra do cliente
  • Permitir previsões precisas e gerenciamento sistemático de pipeline

 

Os profissionais de marketing digital e os líderes de vendas conhecem o valor potencial de ter um processo otimizado de cliente para cliente para alcançar um crescimento previsível, estável e sustentado.

A ideia de um processo automatizado, gerenciado e repetitivo para identificar prospectos no alto do funil que têm propensão para comprar ou estão procurando ativamente encanta os profissionais de Marketing Digital e do departamento comercial.

As equipes de vendas buscam soluções voltadas para as seções intermediárias e inferiores do funil de vendas que integram dados internos de SFA, CRM, ERP, e-mail, calendários, data warehouses e dados externos para todos os possíveis clientes.

A análise preditiva de SaaS utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para que as equipes de vendas se beneficiem. Com isso pode-se oferecer uma melhor segmentação e envolvimento em tempo real, personalizados, compatíveis com vendas e marketing baseados em contas.