Geofencing, coloque a geolocalização para trabalhar para você!

Geofencing é uma tecnologia que define um limite virtual em torno de uma área física do mundo real. Quando você define um Geofencing é estabelecido um raio de interesse. Esse raio pode desencadear uma ação em um celular autorizado para isto. Neste caso será utilizado ações de marketing analítico.

 

Mas, afinal, o que é Geofencing?

Geofencing é um recurso de software que utiliza o sistema de posicionamento global (GPS) ou a identificação por radiofrequência (RFID) para definir limites virtuais no mundo real.

 

Geofencing permite que você configure gatilhos, para quando um dispositivo entrar ou sair desse limite definido, um alerta seja emitido. Muitos aplicativos de Geofencing incorporam o Google Earth, permitindo que os administradores definam limites sobre uma vista de satélite de uma área geográfica específica. Outros aplicativos definem limites por meio de mapas criados por usuários e baseados na Web.

 

Geofencing permite que alertas automáticos sejam gerados com base nas coordenadas definidas de uma área geográfica. Um exemplo simples pode ser um e-mail ou mensagem de texto que é automaticamente acionada e enviada ao celular do usuário quando o filho desse usuário chega da escola. Neste exemplo, o geofence seria um limite virtual geográfico em torno da escola. Quando o celular da criança entra nessa área, um e-mail é automaticamente enviado para os pais da criança. Um aplicativo habilitado para geofence no telefone deverá estar instalado.

Veja aqui o Guia definitivo sobre Marketing Analítico

 

As barreiras virtuais de cercas geográficas podem ser ativas ou passivas. As Geofences ativas exigem que um usuário final opte por ativar os serviços de localização em aplicativo para dispositivos móveis. Geofences passivas estão sempre ativas, pois dependem de dados de WiFi e celular em vez de GPS ou RFID que trabalham em segundo plano.

Os gatilhos não precisam acontecer por causa de uma presença física. É possível estabelecer uma área de geofence ao redor de uma vizinhança. Alertas poderão ser enviados nos dias de coleta de lixo com base em uma programação.

 

Veja abaixo alguns exemplos de uso de Geofence:

Gestão de ativosUm administrador de rede pode configurar alertas para que, quando um iPad de propriedade do hospital deixar um ambiente, o administrador possa monitorar a localização do dispositivo e bloqueá-lo para evitar que ele seja usado.

Usar Exemplo
Marketing Uma empresa de pequeno porte pode enviar um código de cupom a um cliente autorizado quando o smartphone do cliente entra em uma área geográfica definida.
Gerenciamento de “zangão” Um evento esportivo pode usar a delimitação geográfica para criar uma zona temporária de exclusão aérea que impeça que os drones cruzem um perímetro definido.
Gestão de Recursos Humanos O cartão inteligente de um funcionário enviará um alerta para a segurança se o funcionário tentar entrar em uma área não autorizada e geoprotegida.
Gestão de conformidade Os registros de rede podem registrar cruzamentos geográficos para documentar o uso adequado dos dispositivos e sua conformidade com as políticas estabelecidas.
Gestão de ativos Um administrador de rede pode configurar alertas para que, quando um iPad de propriedade do hospital deixar um ambiente, o administrador possa monitorar a localização do dispositivo e bloqueá-lo para evitar que ele seja usado.

 

 

O que é a cerca Geofence ou Geocerca?

Normalmente, os casos de uso de Geofencing não são tão brutais. Geofencing é um termo que pode ser usado em muitos contextos diferentes. O mais popular é a capacidade de detectar um telefone entrando em uma área e disparar algo no próprio dispositivo. Isto é utilizado no módulo Campaign da WiExp.

 

Por exemplo, quando você passa pela sua mercearia favorita e recebe um cupom de desconto.

 

Esse tipo de Geofencing baseado em dispositivos móveis é o caso de uso no qual esse post de blog está se concentrando.

 

Geofencing não requer que você construa nada físico no mundo real. Você desenha uma área no mapa e define em um aplicativo o que você quer que aconteça. Quando alguém entra nessa área o que ficou definido ocorrerá.

 

Como funciona o Geofencing?

Você deve primeiro estabelecer um limite virtual em torno de um local especificado em software habilitado para GPS ou RFID. Isso pode ser tão simples quanto um quadrado desenhado em uma área de um mapa de um shopping. O modulo WiExp Flow faz isto. Essa geocerca virtual acionará uma resposta quando um dispositivo autorizado entrar nessa área.

 

Entenda como gerar conversões utilizando Mapa de Calor

 

Normalmente geofencing é pensado como algo que só funciona ao ar livre, utilizando a tecnologia GPS. Mas, na verdade, você pode utilizar uma variedade de tecnologias de posicionamento, como: Wi-Fi, GPS, dados de celular, geomagnética e beacons de Bluetooth.

 

Qual tecnologia utilizar vai depender muito de onde o geofencing vai acontecer. Em ambiente externo para geofences maiores, você pode obter bons resultados com dados de celular e WiFi, o que proporciona uma melhor eficiência de bateria do que o GPS. Por exemplo, se você for a um local de concertos, eles podem ter um aplicativo que você pode baixar para fornecer informações sobre o evento.

 

Em ambientes internos você precisaria de informações WiFi, Bluetooth ou beacons. Isto trará a precisão necessária para eventos de entrada em pequenos cercos geográficos.

 

Se um varejista desenhar uma geocerca em torno de seus pontos de venda para acionar alertas para os clientes que fizeram o download do seu aplicativo. Nesses casos, uma geocerca gerenciada pelo varejista é programada no aplicativo. Os usuários poderão receber cupons de desconto ou então as promoções vigentes. Por exemplo, “Se eu estiver a um metro e meio da minha porta de uma loja, será enviado um alerta pessoal informando dos descontos disponiveis”.

Geofencing não é apenas para aplicativos móveis. Ele hoje é usado para controlar e rastrear veículos no setor de transporte, gado na indústria agrícola e até drones.

 

O melhor das geofences é que você pode defini-las onde quiser. Em torno de sua loja, em torno de sua cidade, em torno dos locais de seus parceiros e até mesmo em torno dos locais de seus concorrentes.

 

 

O que preciso para fazer um Geofence?

Você precisará de um aplicativo. Para 99,9% dos casos de uso você precisará ter um aplicativo. Há algumas pequenas exceções, mas o mais provável é que, se você estiver lendo este post, precisará de um aplicativo – seja seu ou o da WiExp. Este aplicativo precisa ser instalado por todas as pessoas que você deseja detectar ao entrar ou sair da sua loja.

  • Permissão de localização – para receber atualizações de posição, o aplicativo precisa ter permissão para utilizar o local do usuário. Essa é uma opção selecionável pelo usuário, o que torna importante fornecer uma boa explicação para o usuário sobre os benefícios que eles obterão ao habilitar sua localização.
  • Funcionalidade de segundo plano – Geofencing é crucial para muitos projetos, as pessoas geralmente não andam com seu telefone ou aplicativos abertos o tempo todo.
  • Tamanho – O tamanho de uma geocerca normalmente levanta algumas questões, quão pequeno eu posso ir – ou qual é o tamanho máximo da geocerca. Não há limite para o tamanho da geofence. Você pode até cercar a Terra inteira, mas pode enviar a mesma notificação para todos os usuários do aplicativo em massa, independentemente da posição deles. O tamanho mínimo depende das tecnologias utilizadas e também sobre a localização física e a precisão dos dados GPS / WiFi
  • Forma – Uma geocerca padrão é de forma circular, mas geofences com forma de polígono também são possíveis de criar. Existem algumas limitações para qual forma é recomendada – por exemplo, quando você deseja adicionar uma geocerca em torno de um único farol, o círculo é a forma ideal. É importante notar também que o cálculo necessário para detectar cercas geográficas poligonais é muito mais pesado. Por isso não será tão rápido ou confiável quanto com formas circulares.
  • Quantidade – Os SDKs nativos para Android e iOS oferecem um método para codificar geofences em um aplicativo. A limitação para o SDK do iOS é no máximo 20 geofences ou regiões diferentes que o aplicativo pode detectar. O mesmo se aplica ao Android, mas o limite para o valor de geofence é de 100 geofences. Usar uma plataforma externa de geofencing é uma maneira fácil de ultrapassar esse limite.

 

Como utilizar o Geofence?

Com a crescente popularidade dos dispositivos móveis, o geofencing tornou-se uma prática padrão para Marketing analítico. Uma vez que uma área geográfica tenha sido definida, as oportunidades são aparentemente infinitas para o que as empresas podem fazer. Isto se tornou especialmente popular em marketing e mídias sociais.

 

Algumas empresas de varejo e hotelaria criarão cercas geográficas em torno de sua concorrência, portanto, quando você se aproximar receberá uma notificação por push solicitando que você visite o outro estabelecimento.

 

Você pode entrar em uma loja de varejo e ver um cupom enviado para o seu dispositivo. Se você fizer o download de um aplicativo de supermercado, é provável que você receba um alerta ao passar por ele tentando fazer com que você pare.

 

Aqui estão outras aplicações comuns de geofencing:

  • Marketing: o geofencing também é uma maneira popular de entregar promoções. A medida que você entra no alcance da loja você irá receber este aviso. O Geofencing também ajuda as empresas a segmentar anúncios para um público-alvo específico. Descobrir quais estratégias funcionam melhor com base nos dados de localização do usuário.
  • Participação do público: Geofencing é usado para envolver multidões de pessoas em eventos organizados. Eventos como shows, festivais, feiras e muito mais. Por exemplo, um local de concertos pode usar uma geocerca. Coloque posts de mídia social ou fornecer informações sobre o local ou eventos que virão a acontecer.
  • Aparelhos inteligentes: à medida que nossos aparelhos são mais “inteligentes”, com recursos de Bluetooth. Hoje é fácil programar sua geladeira para lembrá-lo de que você está sem leite na próxima vez que passar pela mercearia. ´Você pode garantir que o termostato do seu escritório ou casa esteja na temperatura ideal quando chegar lá, usando uma geocerca.
  • Recursos humanos: Algumas empresas contam com geofencing para monitorar funcionários. Em especial trabalhadores que passam tempo fora do local fazendo trabalho de campo. É também uma maneira fácil de automatizar os cartões de ponto, fazendo com que os funcionários sejam identificados quando entram e saem.
  • Segurança: Geofencing pode parecer invasivo – e certamente tem o potencial de parecer um excesso. Isto irá depender de como será usado. No entanto, geofencing também pode ser usado para trazer mais segurança ao seu dispositivo móvel. Por exemplo, você pode configurar seu smartphone para desbloquear quando você estiver dentro da sua cas,a usando uma Geocerca. Até mesmo para receber alertas quando alguém entrar em casa ou sair.

 

Descubra tudo sobre Captive Portal, o portal captivo do Marketing

 

Resumo de Geofencing e de Geocerca

Em resumo, existem cinco coisas principais que você pode fazer quando um evento geofence for detectado:

  • Envie uma notificação por Push
  • Exibir conteúdo visual e mídia no aplicativo
  • Reunir análises quantitativas
  • Verificar entrada / saída
  • Desencadear algo em um terceiro local

 

Aqui estão alguns, outros, casos de uso em potencial na vida real:

  • Envie uma oferta de almoço, quando um cliente passar por seu restaurante por volta do meio-dia
  • Exibir informações sobre itens do museu, quando você entra na exposição
  • Calcular quantos alunos estão em uma sala de aula
  • Coletar pontos de visitas de lojas diferentes
  • Acenda as luzes quando entrar em uma sala

 

A WiExp tem disponível toda esta tecnologia pronta para você utilizar e encantar o seu cliente.