Geofence, você nunca ouviu falar sobre isto? Não se preocupe, é muito mais simples do que parece. GEOFENCE se trata de uma simples cerca virtual que determina uma área geográfica. Ao estabelecer uma Geofence e ao conectar a um dispositivo móvel você irá ser notificado quando alguém entra ou sai dessa localização geográfica definida.

Para a maioria das empresas, esta informação é usada para disparar o envio de uma notificação Push para a pessoa que está com o smartphone e que instalou o seu aplicativo ou que simplesmente está utilizando o seu WiFi. Por isso a utilização do WiFi Marketing Digital é importante.

Abaixo vamos dar alguns exemplos práticos de utilização do Geofence na sua empresa.

Exemplo de Loja de Roupa

Uma loja de roupa situada num centro comercial define uma cerca virtual, o Geofence, com um raio de 100 metros. Os clientes que fizeram o download do sua App ou que já estiveram na loja e possuem o acesso ao WiFi e entram na área geográfica definida, receberão uma notificação Push e serão avisados da nova coleção que acabou de chegar.

Os consumidores agradecem o aviso porque os ajuda a saber das novidades e das promoções e a Loja de Roupa tem a possibilidade de oferecer um serviço de valor acrescentado sem que, com isso, necessite de mão de obra extra.

Exemplo para Restaurantes e Lanchonetes

Um restaurante conhecido pelos seus ótimos hambúrgueres está preparando uma nova receita. Para ajudar a espalhar a notícia e para obter feedback ele define uma Geofencing para convidar os seus fãs para provarem esta novidade.

Desta forma, além de poder recolher facilmente todas as informações que necessitam, também estão gerando um aumento de tráfego para o restaurante além de potencializar as vendas do novo produto e de todos os outros.

Exemplo de empresa de serviços

Uma imobiliária possui no seu App informações de imóveis para todas as pessoas que estão procurando um imóvel. Esta agência então estabelece Geofence com um raio de 200m em volta dos imóveis de que dispõe. Quando um potencial interessado entra na área geográfica definida, recebe uma notificação da existência de um imóvel na área, potencializando desta forma, o aumento de visitas para aquele imóvel.

 

A flexibilidade de um Geofence

O Geofence pode ser definido com qualquer distância e perímetro que você desejar. Você pode incluir uma cidade inteira ou apenas estendê-lo a sua calçada ou porta da sua loja. A tecnologia GPS é relativamente exata e, por isso, também o Geofence o será.

Como você pode verificar a partir dos exemplos dados, as notificações Push com Geofence não têm de ser apenas mensagens com promoções. Estas mensagens podem cobrir uma enormidade de propósitos. Pode incluir um link para uma página web para uma campanha de marketing ou um simples questionário. Portanto, o Geofence pode ter uma variedade imensa de aplicações principalmente para as PME.

A forma como utilizar o Geofence apenas irá depender da sua necessidade.

Você não precisa, sequer, que o seu negócio esteja no epicentro. Imagine que tem um restaurante aberto durante a noite de fim-de-semana e define o Geofence para quando os utilizadores do sua App saírem da zona de bares/teatros. Assim, eles receberão uma mensagem no momento em que estão mais disponíveis e receptivos para se dirigirem ao seu estabelecimento.

Como vê, há muitas maneiras criativas de explorar a utilização do Geofence.

 

A quem beneficia o Geofence?

A utilização desta estratégia pode e deve ser usada para direcionar o tráfego para o seu negócio.  Mas nunca deixe de pensar no atrativo para o seu cliente, pois o primeiro beneficiado tem que ser ele. Tenha sempre em mente que você deve proporcionar uma experiência positiva o cliente.

Utilize o Geofence para melhorar a relação do cliente com a sua marca e entregar mais valor, caso contrário, eles deixaram de usar.