Big Data Analítico: impulsionando a indústria de restaurantes para o crescimento lucrativo

Varejistas, supermercados, proprietários de restaurantes e produtores de alimentos estão usando novas formas e fontes de dados para entender as necessidades dos clientes de maneira eficaz e descobrir tendências importantes do mercado de alimentos e restaurantes. Quer seja Inteligência Artificial (IA), móvel, social, Internet das Coisas (IoT) ou big data analítico, as tecnologias emergentes estão transformando completamente a forma como os restaurantes interagem com seus clientes.

O que é Big Data?

Segundo a Techtarget , “Big data analítico é o processo de examinar conjuntos de dados grandes e variados, ou seja, big data – para descobrir padrões ocultos, correlações desconhecidas, tendências de mercado, preferências do cliente e outras informações úteis que podem ajudar as organizações a tomar decisões de negócios mais informadas. ”

Big Data na indústria de restaurantes

Restaurantes estão testemunhando mudanças de comportamento épicas. As mudanças demográficas estão ajudando a criar novas experiências para os clientes. Restaurantes, donos de mercearias e varejistas de alimentos estão fortemente focados em clientes fiéis. A chave para alcançar o crescimento do tráfego a longo prazo e a participação de mercado é obter insights acionáveis ​​e informações orientadas por dados sobre a preferência do cliente que ajudarão a se preparar para o futuro.

O termo Big Data pode se aplicar ao seu restaurante. Não é muito complexo, considerando os saltos fenomenais em computação, armazenamento de energia e acesso espacial à nuvem. Isso permite que restaurantes de todos os tamanhos para liberar o poder da informação na ponta dos dedos. Existe uma mina de ouro de informações para proprietários de restaurantes em PDV, marketing, contabilidade, CRM e sistemas de agendamento. Agora, as soluções de análise de big data têm tudo a ver com ajudar até os pequenos proprietários de restaurantes a aproveitar a capacidade de análise para oferecer uma experiência personalizada a seus clientes, aprimorar o atendimento aos hóspedes e gerar lealdade.

Big data pode ser descrito pelas seguintes características

  • Volume: Quantidade de dados gerados e armazenados
  • Variedade: Tipo e natureza dos dados
  • Velocity: Velocidade na qual os dados são gerados e processados
  • Variabilidade: Inconsistência dos dados para manipular e gerenciar
  • Veracidade: Diferença na qualidade dos dados capturados pode afetar a análise precisa
  • Fontes de Big Data: os proprietários de restaurantes precisam de dados estruturados e não estruturados para criar insights que ofereçam uma visão completa dos clientes.

 

Big Data Analítico em restaurantes

Os restaurantes podem impulsionar o desempenho aplicando insights de análises avançadas das seguintes formas:

Entrega no prazo

Com várias ferramentas e técnicas de análise de big data, a entrega de alimentos pode ser otimizada para oferecer uma experiência perfeita aos clientes. A análise de big data pode coletar dados de várias fontes, como tráfego, clima, temperatura e rota, para fornecer uma estimativa justa do tempo gasto para entregar mercadorias. O Big Data Analítico pode prever o impacto de todos os fatores acima na qualidade dos alimentos. Assim, a análise de dados permite o planejamento eficaz de seus recursos para evitar o transporte de produtos obsoletos e entregar alimentos perecíveis em boa qualidade.

Melhoria de menu

A reengenharia e a otimização de menus podem ajudar a maximizar os lucros e a satisfação do cliente. Os restaurantes podem usar dados para criar um perfil de cliente que inclua bebidas e alimentos favoritos. Seu sistema de POS deve ser capaz de ajudá-lo a identificar quais itens de menu são mais populares. De pesquisas on-line e formulários de feedback, você pode identificar se os itens de menu precisam ser improvisados ​​ou completamente renovados.

Segmentação efetiva de clientes

Os restaurantes podem segmentar os clientes com base em vários fatores para personalizar promoções para aumentar a lucratividade e melhorar o envolvimento do cliente. Fatores como dados demográficos, idade, faixa de renda, idade, estado civil, preferências, alergias alimentares e preferências de refeições podem ajudar você a conhecer melhor seu público.

Experiência de jantar personalizada

As ferramentas do Google Analytics podem ajudar a rastrear as preferências dos hóspedes com base no fato de desfrutarem de vinho tinto, bebidas especiais ou iguarias italianas exclusivas. Esta informação vital pode ajudá-lo a fornecer uma experiência gastronômica personalizada para hóspedes individuais. Com perfis de hóspedes, os proprietários de restaurantes podem sugerir opções de menu; Ajude os clientes regulares a celebrar aniversários ou ocasiões especiais, aumentando os lucros. O Big Data Analítico também elimina o desperdício de alimentos, ajudando a prever melhor o uso do produto e ajustando as compras e o inventário com base nos requisitos.

Simplifique as operações

Com análise de dados eficaz, análise de causa raiz e análise preditiva, os restaurantes podem prever receitas futuras. Os restaurantes podem prescrever recomendações acionáveis ​​para alterar as operações de negócios e otimizar a lucratividade.

Big Data e privacidade dos hóspedes: uma advertência

O Big Data vem com seu próprio conjunto de responsabilidades, como proteger os dados do cliente para evitar roubo ou fraude de identidade. É importante usar as informações para coletar, usar e armazenar dados de hóspedes em conformidade com as leis, regulamentações e práticas recomendadas aplicáveis.

Desenvolva uma política de privacidade e cumpra os padrões regulamentares:

Os restaurantes devem assinar um documento com o objetivo de orientar as pessoas que gerenciam, gerenciam a coleta de dados e análises para sua organização. Regularmente audite e ajuste sua política de privacidade.

Acompanhe os Terceiros

Sempre mantenha uma guia em terceiros designados para coletar dados de seus convidados sobre assuntos de proteção de dados e verificar se eles estão de acordo com as regulamentações e as práticas recomendadas do setor.

Big Data: parte da solução integrada

MEIOS SOCIAIS DE ALAVANCAGEM

Colaboração entre restaurantes e fabricantes ou distribuidores, através de eventos digitais compartilhados ou impulsos conjuntos de mídia social.

REPENSAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Projetar e integrar serviços para preencher a lacuna entre o posicionamento do pedido e o atendimento ao cliente. Desenvolva recursos de análise para entender as preferências do cliente e os canais preferidos. Isso tornará mais fácil para os clientes selecionarem seu restaurante para o jantar.

SER LOCALMENTE RELEVANTE

Otimize programas de marketing, programas de fidelidade e recompensas por áreas locais. Considere o único cliente, categoria e fatores ambientais relacionados à área.

Finalmente

O Big Data Analítico transformou a indústria de restaurantes desde o aprimoramento da inteligência do cliente até a melhoria das eficiências operacionais. Isso permite que restaurantes pequenos e fast-food concorram com grandes marcas. Com análises avançadas e ciência de dados, bem como novas tecnologias emergentes, a análise de big data fornece informações externas, imparciais e baseadas em dados que finalmente eliminam a adivinhação da indústria de restaurantes.

Com o WiExp Connect e o WiExp Flow temos uma solução completa para o seu restaurante.